segunda-feira, julho 30, 2007

Notas sobre uma Aventura Bloguista.

Não podia deixar de, neste espaço, falar de um blog muito singular que elejo como o melhor blog sobre tunas de que tenho conhecimento. Falo, obviamente do blog

http://asminhasaventurasnatunolandia.blogspot.com/ (cujo o link consta deste meu blog, desde que me "aventurei na Tunolândia").

Um espaço que aborda diversas questões sobre a comunidade tunante, num olhar crítico e pertinente, que reflecte com profundidade a Tuna.
Não apenas de informação (que informa, mas também forma), este blog denuncia, também situações que merecem atenção, na defesa de uma tradição e traços distintivos que devem caracterizar a Tuna enquanto tal, em oposição a simulacros da mesma.
Por detrás deste espaço está o Ricardo Tavares, o bem conhecido “Sabanda” do portugaltunas, um insigne Tuno, um amigo que considero um dos mais creditados Tunólogos da nossa praça, profundo conhecedor do fenómeno tunante .
A par com a sua actividade como tuno (cujo o currículo é riquíssimo e ilustrativo do seu quilate), é um reputado investigador a quem muito deve a Tuna e os tunos, dado que são poucas as referências que temos na nossa comunidade de pessoas que, como ele, dedicam parte do seu tempo a pesquisar, investigar e coligir dados.
O blog em questão tem sido um oásis no deserto de ideias, cultura tunante e académica em Portugal, já que uma grande parte do conhecimento sobre a historia do fenómeno está, actualmente (e infelizmente), em poucos detentores (os poucos que se dedicam a perceber e compreender o contexto da sua prática tunesca), à falta, por enquanto (porque ela irá surgir), de bibliografia recomendada para a nossa lusa realidade .
Vale a pena a leitura assídua e atenta, não apenas por ser um deleite intelectual, mas também pela qualidade da redacção e o que ela veicula.

Sem dúvida um espaço ímpar que merece nota máxima pelas notas!

3 comentários:

As Minhas Aventuras na Tunolândia disse...

Ilustre Pena;

Não sou de todo merecedor de tais considerandos com que brindas a minha pessoa e o meu blog. Sou apenas um Tuno e não mais que isso, que aprende todos os dias algo mais e também seguramente com ilustres correlegionários como sendo tu mesmo, o João Paulo Sousa, Eduardo Coelho, António Vicente, Luis Veloso e outros tantos e tantos da nossa praça tunante que não caberiam neste blog mencionar por fastidiosa a sua enumeração.

É apenas e tão só um espaço meu, da minha responsabilidade e resultado essencialmente de alguma falta de objectividade existente na abordagem do tema tunante na sua parte formativa e opinativa, bem como essencialmente na existência de algum moralismo dúbio da parte de alguns com claras responsabilidades (terão, pergunto?) na defesa do que é a Tuna em sentido mais amplo. O meu espaço serve esencialmente para acordar as mentes tunantes mais preocupadas com estas questões e essencialmente colocar alguma enfâse numa maior frontalidade opinativa que anda arredada ultimamente de alguns meios de comunicação mais generalistas que todos conhecemos, para grande pena minha seguramente.

O Blog " As minhas aventuras na Tunolândia " tem claramente uma função cimeira, a de despertar a letargia reinante; se com ele o consigo ou não, só o tempo saberá sabiamente dizer. Não pretendo com este meu espaço passar a imagem polida e sempre bonita do que é a Tuna, escondendo por falta de frontalidade o que de mal incorre ao mesmo fenómeno; se o queremos manter enquanto forma tradicional estudantil, mais não resta que falar de facto e sem estratégias de branqueamento tão em voga por parte de alguns que apenas não se querem compremeter.

Agradeço penhorado o destaque que dás ao meu blog, tão imerecido como expontâneo ele o é. Forte abraço e que o este espaço tão precioso seja mantido regularmente com as tuas mais que pertinentes reflexões. A informação de nada nos serve se estiver enterrada nos confins dos tempos.

Abraços!

Pena disse...

Entretanto, caro sabandam descobri um blo interessante que me parece ter sido a tua primeira incursão bloguista: http://novosgoliardos.blogspot.com/

Estarei certo?

As Minhas Aventuras na Tunolândia disse...

Correcto. Esse blog apenas teve UM unico intento, deixar de forma indelével aquelas premissas mais características do que é tradicionalmente uma Tuna Académica e ou Universitária, daí não ter tido continuidade porque visou unicamente deixar os mais claros e básicos principios, não mais que isso. Em suma, era à partida um blog com final marcado, pela sua natureza atrás referida, precisamente.

Abraços!