quinta-feira, março 18, 2021

Notas&Conversas - Tertúlia online (27 de Março 2021)

Para assinalar os 15 anos do N&M, terá lugar uma tertúlia online, sábado, dia 27 de Março, pelas 17h30, aberta a todos, e que contará com a presença de diversos notáveis, ligados ao grupo de FB "Tradições Académicas & Praxe", e ilustres amigos do blogue.


Clique na imagem para participar (até 100 pessoas)




Dos mais de 300 artigos produzidos pelo N&M, qual consideram o mais importante, aquele que mais vos marcou ou que mais impacto teve para cada um de vós e porquê?
Por outro lado, há algum que destaquem como tendo sido particularmente importante para a vossa comunidade?
TRAGAM ISSO À CONVERSA, DIA 27!


O que mudou no panorama académico, na vossa comunidade estudantil, em virtude do trabalho desenvolvido quer pelo N&M quer por outros sites do género?
TRAGAM PARA A CONVERSA, DIA 27!


O N&M possui uma página de FB na qual disponibiliza um dos maiores acervos documentais iconográficos sobre Praxe e Tradição Académica portuguesa.
A importância de reunir, catalogar e, depois, partilhar esse vasto espólio é uma missão que cabe a quem tem por finalidade o conhecimento e preservação da memória.
Conhecemos e valorizamos o nosso património académico?
TRAGAM PARA A CONVERSA, DIA 27!


Em Junho de 2013, era criado o grupo de FB "Tradições Académicas & Praxe", como plataforma de ligação entre o N&M e a comunidade estudantil, com a colaboração de vários antigos estudantes (estudiosos/conhecedores do fenómeno).
Possui, actualmente, um conjunto de colaboradores e fiéis seguidores, muitos deles ilustres protagonistas nas suas instituições (e hoje moderadores/referências do grupo).
TRAREMOS UNS QUANTOS À CONVERSA, DIA 27!


O grupo "Tradições Académicas & Praxe" e a página "Notas&Melodias", no Facebook, guardam, em separador próprio, várias dezenas de máximas e citações de referência, publicadas nessas mesma páginas, ao longo dos anos.
Alguma há que vos tenham especialmente marcado e/ou tenham utilizado nas vossas argumentações praxísticas?
TRAGAM ISSO À CONVERSA, DIA 27!



O N&M desenvolveu, ao longo dos anos, uma actividade de recolha e catalogação de itens, fossem na área do coleccionismo, da bibliografia ou outros, ligados à Praxe e às Tradições Académicas.
Parte desse espólio está disponível para consulta, a par com documentos iconográficos (fotos, artigos...), na página de FB do blogue.
TRAREMOS ISSO À CONVERSA, DIA 27!




A informação/formação assume um papel central para um correcto conhecimento e exercício da Praxe e vivência da Tradição Académica.
Para tal, têm sido organizadas (normalmente pelos organismos de Praxe) tertúlias/debates/palestras. 
Mas com que rigor, credibilidade e intervenientes?
Que critérios devem presidir, para a garantir a qualidade dessas iniciativas?
TRAGAM O ASSUNTO À CONVERSA, DIA 27!

Sem comentários: