sexta-feira, agosto 10, 2012

Notas a uma Capa e batina(zinha)


Na esquina de uma estante de livros, entre os corredores silenciosos de uma pacata biblioteca de vila, podemos sempre esbarrar em algo fora de vulgar.
Desta feita o livro é insuspeito (e quantos documentos assim o são, contendo, afinal, verdadeiras preciosidades?). Um livro de fotos de época, que me merecem sempre curiosidade,  onde o cliché que se segue apresenta algo incomum: um jovem rapazito trajando, a rigor, capa e batina, e com a capa descaída pelos ombros (como manda a Praxe que se faça em momentos "solenes").
Note-se que não se trata de Carnaval ou de qualquer festa de máscaras. Não é nenhuma rábula ou teatro de qualquer espécie, mas uma cerimónia oficial onde as pessoas se apresentavam vestidas para a ocasião (com seus melhores fatos, fatos domingueiros, ou fardas - que será o caso daquele "miúdo").

Haveria, de alguma forma, o hábito de também a instrução primária adoptar pontualmente capa e batina?
Sabemos, como comprovámos no artigo referente aos alunos do Colégio Lafonense, que não apenas os liceais dos liceus de cidade usavam capa e batina, mas daí a termos rapazes tão novos a trajar......
É curioso, de facto.
Conhecemos diversos exemplos de jovens alunos a frequentarem os Seminários ditos "Menores" (para os mais novos) onde os pequenso seminaristas se fazem fotografar em grupo, todos de batina eclesiástica, mas o caos aqui é outro, até porqu eo contexto nem é escolar sequer.


Acompanham o cliché o seguinte título e legenda, respectivamente:
Em 1931 a estrada chega à Ribeira do [rio] Teixeira. in Boletim Paroquial de Cepelos - Ecos do Povo n.º 50 (Julho Agosto de 1996).
53. Foto da inauguração da abertura de mais um troço de estrada até ao Rio Teixeira.



Fonte: Vale de Cambra, meio século de imagens. Vol. III - Macieira de Cambra - Fotografias da Família Sousa. Edição Comemorativa do 75º Aniversário de Elevação de Vale de Cambra a Cidade e do Reconhecimento de Macieira de Cambra a Vila. 2000

Sem comentários: