quinta-feira, novembro 12, 2009

Melodias Plagiadas (Esclarecimento)

Um "Fait divers" que não queríamos deixar de dar a conhecer, por tudo quanto de pedagógico possa ter para quem detém blogues e trabalha honestamente.

No passado dia 9 deste mês (Novembro), o blogue "pedroflaviano" apresentou um texto que versava sobre o nosso bem conhecido, e estimado, António Vicente.

Esse texto chegou-me ao conhecimento por interposto blogue, a saber o Toada Coimbrã que, no dia seguinte (dia 10), reproduz a notícia da publicação desse texto (transcrevendo-o).
Qual não é o espanto quando o Notas&Melodias se apercebe que esse mesmo texto é cópia, quase integral, de um artigo por si publicado em 2007, sem referência a qualquer fonte!!!!!

Ou seja: http://notasemelodias.blogspot.com/2007/10/panegrico-antnio-vicente.html


O plágio era (e é) evidente, sendo a foto utilizada pertença do acervo pessoal do Notas&Melodias (a qual está recortada em torno do Vicente, pois que a original tem-me, a mim, a seu lado).

Prontamente dei conta do sucedido ao blogue Toada Coimbrã (cujo redactor é, como saberão, meu amigo pessoal), através de um post e de contacto directo.
Fique, desde já, claro que não se imputa qualquer responsabilidade ao blogue da Toada ou seu redactor, nem fica qualquer azia, embora este pudesse ter, quiçá, reeditado o artigo, e antecedido a publicação do texto com uma nota a dar conta do plágio.

O mesmo sucedeu com o autor do plágio, o tal "Pedro Flaviano", também via post (que não publicou, está claro!) e via mail (de cujo conteúdo, mais abaixo, dou conta).

Isto para dizer que pior do que uma distracção ou uma falta de cuidado, houve manifesta má-fé e tolhimento intelectual do dito "Pedro Flaviano", que não apenas se recusou a reconhecer o seu ilícito, mas ainda insulta o autor do Notas&Melodias., em pueril atitude e sobranceria.
Contas feitas, o dito senhor acabou por retirar o texto plagiado (vá-se lá saber porquê!?!), achando, deste modo, que isso faria esquecer o sucedido ou o poria a salvo de, pelo menos, da denúncia pública do seu ilícito.

Ficam, aqui, as imagens dos mails trocados entre esse "senhor" e o Notas&Melodias, para que possam, deste modo, ajuizar sobre a idoneidade e carácter (ou ausência destes, neste caso) do autor do blogue "pedroflaviano", cuja prática do plágio não se restringiu a este caso, mas se encontra em diversos outros artigos "seus", prejudicando e desrespeitando o esforço intelectual, rigor e excelência de outros - porque assim é fácil encher blogues.





Contra factos não há argumentos.
É fácil vender uma imagem de honestidade à custa da exploração do trabalho alheio - esse sim feito com honestidade e seriedade, mas o azeite vem sempre à tona (e nessas alturas se vê quem é quem)!

Quid Juris?

13 comentários:

Terra de Encanto disse...

Não será caso único, infelizmente, a desonestidade intelectual do senhor em causa. E é sempre com grande desagrado que deparamos com situações assim. Fez bem em denunciar a situação. pelo menos, que o outro senhor não entenda que "passou ao largo".
Cumprimentos amigos

J.Pierre Silva disse...

Obrigado pelas palavras.
Obviamente que não podia deixar pssar, até porque acabei por perceber que esse senhor é reincidente em plagiar (e depois chama-me a mim ignorante e incompetente, coitado!).

Veja-se, a título de exemplo, o texto que ele "escreveu" sobre Ingrid Bergman em 29 de Agosto de 2008, cujo conteúdo é ipsis verbis ao que está na Wikipédia: http://wapedia.mobi/pt/Ingrid_Bergman
ou que encontramos repetido noutros sites:
http://www.vidaebeleza.pt/sitemega/view.asp?itemid=378&catid=259 .

Ou ainda, por exemplo, o texto que acompanha o video sobre Paulo Soares (guitarrista), datado de 4 de Novembro de 2009, cujo conteúdo encontramos noutros sites:

http://www.paulosoares.com/sfiisosfdgo.html

ou

http://www.jose-lucio.com/Fado%202008/Guitarrista%20Violistas.htm .

E exemplos destes há-os, e muitos.
Assim é fácil ter um blogue.

As Minhas Aventuras na Tunolândia disse...

Comigo, era de resolução simples e sem me chatear sequer: Contactava os serviços juridicos da SPA na minha qualidade de beneficiário da mesma entidade e depois a mesma SPA contactaria o cavalheiro em questão para a reposição da legalidade.

Abraços!

Fernando Portela disse...

Nos comentários do blogue da Toada de Coimbra é dito pelo Omega que se tratam de 2 respeitáveis blogues, mas está visto quem é respeitável no meio disto tudo. Acho até totalmente injusto que sejam ambos colocados e tratados como iguais. Parabéns ao Notas e Melodias porque é um blogue respeitável e competente ao contrário do outro.

Anónimo disse...

Não conhecia esse tal blog e também não fiquei impressionado.

Como é dito pelo WB é verdade que há lá outros textos tirados de outros sites da net para além dos citados como é o caso do artigo sobre o Patio da Inquisição em Coimbra, que é copiado da página do Turismo do Centro ou por exemplo sobre o Castelo de Almourol copiadíssimo do site do IPPAR.

Este tipo quer dar uma de sabichão e enterra-se totalmente.
Mas uma coisa ele sabe: copiar.

Anónimo disse...

Esse gajo é um bimbo que deve ter estudado na base da cábula só pode.
Ele é tão ridículo que mesmo acusando de incompetência acaba por reconhecer a qualidade do blogue do WB ao copiá-lo.

Manel

Augusto disse...

Trocado por miúdos, plagiar é roubar, logo estamos na presença de um meliante, um parasita que vive à custa do que outros escrevem.
Esse pedroflaviano é, além do mais, uma pessoa desiquilibrada cuja credibilidade demonstrou ser igual à de um micron putrefacto.
Denunciá-lo à SPA era um favor que se fazia a todos.

Fausto disse...

Esse tipo é uma vergonha, um verdadeiro cromo.
Não só é convencido à brava como ainda é mal educado e estúpido.
O gajo retirou o artigo foi por cobardia que no fundo ele percebeu que nem todos são medíocres e incompetentes como ele.
Força WB, força ao Notas e Melodias, um blogue a sério feito por gente séria.

Joana Rangel disse...

Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo!
Além de mentiroso é mal educado, que aquilo não são respostas de pessoa civilizada.

Copie-se o que tem qualidade, (mas até para isso é preciso saber copiar!!) mas que se mantenham os créditos aos seus autores.

Como diz um amigo nosso "Mais vale um bom arranjo que um mau original!"


Beijos e Abraços

Joana Rablortagngel

OMEGA disse...

Meus amigos:
Estando em causa o meu blog, nunca me competiria estar a desprestigiar quem quer que fosse. Acho que fornecer informação (independentemente da proveniência) é sempre um serviço público.
Além do mais estava à vontade já que o WB é meu amigo e o outro senhor não conheço de lado nenhum e nem sei quem seja (curiosamente estive a ver a página dele no youtube, verificando que o mesmo passa aqui pelos meus lados).

Um alerta apenas aos meus colegas "associados" da SPA - a protecção deles só abrange as obras registadas - que não me parece dever ser o caso dos posts diários que se vão pondo. "Penso eu de que..."
Invocar a SPA poderá, pois, ser com invocar o nome de Deus em vão...

J.Pierre Silva disse...

Amigo Omega,

Uma coisa são posts diários e outra é o registo do arquivo, por anos (registo fechado).
No caso deste ano, só depois de terminado é que constitui acervo "registável", pese embora o registo individual de textos também estar contemplado como modalidade.
De qualquer modo, já contactei a SPA, aguardando resposta.

Abraço.

As Minhas Aventuras na Tunolândia disse...

Podem ser registados os textos individuais sem grande dificuldade. O risco será sempre de quem o corre, obviamente, ao plagiar sem indicar as fontes.

P.S. - Não é associado, de facto, mas sim beneficiário.

Abraços!

Anónimo disse...

Esse senhor flaviano devia ter vergonha na cara!!!
É ignorante, oportunista,medíocre e, ainda por cima, mal educado.
Tipos que asneiram e insultam e depois fogem na minha terra chamam-se cobardes!

Alexandre