Por uma questão, também, de respeito pela instituição referida no artigo anterior, a Universidade Fernando Pessoa do Porto, foi enviaod um mail ao Professor Doutor Rui Torres, docente coordenador da área de estudos onde se insere a cadeira que promoveu a criação dita wikipágina sobre Tradições Académicas, nomeadamente a respeitante à "Música Popular", que esmiuçámos, e cujo conteúdo criticámos, no artigo "Notas sobre Pseudo-Sapientes".
A resposta obtida, que nos parece oportuna e pertinente, foi a seguinte:
Caros autores de Notas & Melodias
Agradeço o vosso email com o reparo, embora lamente a disseminação de "duras críticas" feitas antes de me darem conhecimento dessa falta de rigor científico apontado. O artigo será removido, ou pelo menos reformulado, tendo em consideração aquilo que apontam. Seria importante compreender porém que se trata de uma ferramenta de aprendizagem, mais do que um site com intenções de se tornar referência de pesquisa na web.
Nesse sentido, e tendo em conta a vossa contestação, vou ponderar a possibilidade de tornar o acesso a esse mesmo site restrito, evitando desse modo a disseminação de conhecimento em progresso.
Com os meus melhores cumprimentos
Rui Torres
Obviamente que o N&M não julga que houvesse qualquer obrigação, de ordem alguma, em notificar fosse quem fosse, tanto mais que cabe aos envolvidos e a toda a estrutura de ensino zelar pela qualidade daquilo que é produzido e que, após publicação, se torna de domínio público e, por isso, passível de crítica. Além disso, na própria wikipágna são tecidos inúmeros reparos a vários artigos dessa rubrica das Tradições Académicas (no item "discussão"), tendo em conta que o mesmo tipo de erros estão patentes.
Também se discorda do argumento de que o objectivo da página fosse meramente para consumo interno, como ferramenta de aprendizagem, dado que, assim sendo, ela não deveria estar online e acessível ao público (mas ainda bem que estava, pois, assim, foi possível dar conta dos erros existentes e da falta de seriedade e qualidade do trabalho académico de alguns alunos e respectiva desatenção do docente dessa cadeira - que, de outro modo, teriam passado incólumes).
Mais: se a cadeira em questão promoveu uma trabalho que incidia sobre o formato (wikipágina como plataforma de comunicação), então por que razão se preencheu, depois, essa moldura, com "qualquer" conteúdo, sem verificação do mesmo?
Será que, em comunicação, vale mais o meio com que se comunica do que aquilo que se quer comunicar e veicular? A validade e veracidade da informação decorre do formato ou é-lhe secundária?
Pessoalmente, seja em pergaminho ou em formato holográfico, importa é o conteúdo, importa é que, neste caso, o que se lê resulte de investigação e estudo sério, que não seja mero adereço onde se priveligia o cenário.
Seja como for, louvamos e enaltecemos a pronta resposta dada, esperando que, quanto mais não seja, sirva este episódio para alertar as consciências sobre a necessidade de maior rigor e acompanhamento dos conteúdos dos trabalhos que os alunos realizam, e são publicados.
O artigo em causa foi retirado, embora subsistam muitíssimos outros, cujo conteúdo merec eo mesmo repúdio, pela mesmíssima falta de rigor dos mesmos: http://cmultimedia.ufp.pt/index.php/Tradi%C3%A7%C3%B5es_Acad%C3%A9micas#Traje
(sobre Praxe, latada, Pasta, capa, Fado Académico, etc.). Alguns destes artigos, pasme-se, apresentam, como fonte, informações colhidas de entrevistas feitas a funcionárias de uma loja comercial de artigos académicos (neste caso, a Toga). É motivo para dizer que, quando alguém quiser informações sérias sobre agropecuária, por exemplo, basta falar com o dono de uma mercearia; sobre literatura, com um dos funcionários da Bertrand ou, ainda, sobre medicina, com o securitas ou funcionário de secretaria de um qualquer hospital.
2 comentários:
Estou pasmado com a resposta do tal professor.
Também não acho que era de avisar S. Exa. porque o site estava online e ninguém tem obrigação de conhecer o senhor professor ou andar à procura dele.
Depois acho que é infeliz a tentativa de desculpar-se com o facto do site ser uma ferramenta de aprendizagem tentando esconder o sol com a peneira. Porqué que não escreveram sobre meios de comunicação ou sobre política em vez de falar de Tunas e de Praxe?
Quem é que corrigiu o conteúdo do site? Que intervenção teve o professor dessa disciplina ao avaliar esse trabalho? Será que de facto o avaliou como deve ser ou avaliou "a olho"?
Teria sido mais honesto reconhecer a borrada e dizer que ia tratar de chamar a atenção das pessoas.
O que eu acho é que o senhor professor tem todo o direito de se sentir envergonhado e aborrecido, mas deve é descarregar em que foi a causa disso e não em quem alertou.
João
Não sou "o tal professor" nem tenho qualquer relação com a UFP, mas registo aqui o que me parece ser uma discrepância cultural assinalável, associada à aparente pouca consciência do valor das ferramentas colaborativas, mesmo por aqueles que felizmente (e alegremente) as usam.
Parece portanto que, neste meio tão ligado a uma linha tradicional, não será tão conhecido, ou aceite, que as wikis sejam essencialmente usadas em processos colaborativos de criação de conteúdos. Que estas metodologias estejam mesmo assentes no principio que o objectivo dos processos de “peer-review” abertos e alargados é tornar mais vísivel (e rápida) a detecção e endereçamento dos erros, em vez de os manter secretos enquanto for possível.
Talvez o objectivo daquela wiki não fosse enveredar pelo método laboratorial de desenvolvimento em ambiente fechado, estudar a fundo as tradições académicas e no final (não) provar que o resultado final continua ainda a ser pior que o método aberto. Poderá até ainda haver pessoas que pensem que "inbreeding" é melhor e mais puro que "free availability" e "crosspolination", mas provavelmente terão de aceitar que haja já muitos sem essa fé. Podemos colocar nesse grupo universidades, que já o fizeram saber por palavras e acções, como Carnegie Mellon, Austin e MIT - http://mitpress.mit.edu/books/chapters/0262033712chap25.pdf (aconselho pág. 12 do PDF)
Consideremos que talvez a cadeira não fosse de tradições académicas, mas de comunicação multimédia, como parece indicar a URI que agora foi tornada inacessível. Tenho esperança que a causa da remoção da wiki da rede, não esteja relacionada com um sentimento de derrota por um processo que é cada vez mais evidente que tem vantagens e modela o nosso presente e futuro.
Eventualmente esses conteúdos podem ter muitas correcções possíveis, mas, neste momento, tal não é possível identificar nenhuma.
Espero que "o tal professor" não desista do processo que tinha instituído. Espero que estes bloggers se lembrem que estão eles mesmo colaborando nesse processo (por exemplo contra jornalistas e empresas de media que fazem Blog Bullying, processando os bloggers e fazendo lobby para lhes instituir responsabilidade júridica semelhante à dos jornalistas) http://www.partidopirata.org/wiki/index.php/Blog_Bullying
Acredito que os bloggers estão bem colocados para perceber isto. Que instrumentos diferentes têm epistemologias diferentes. Que aqueles que só têm martelos à disposição, interpretam todos os problemas como se fossem pregos!
Data bonita para este post :)
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