sexta-feira, agosto 10, 2012

Notas aos Estudantes de Coimbra em manifestação de apoio à Monarquia, 1908

Em 1908, ainda no rescaldo do regicídio (assassinato do Rei D. Carlos e do príncipe D. Luís Filipe a 1 de Fevereiro),  chega a Lisboa, a 27 de Maio, uma delegação da Universidade de Coimbra, para saudar o novo rei, D, Manuel II, acompanhada pelo reitor, Alexandre Cabral, e pelo secretário da Universidade, Manuel da Silva Gaio. Integram a comitiva de estudantes, entre outros, Carneiro Pacheco, Fezas Vital, Pacheco de Amorim, Paulo Cancela de Abreu e Luís de Almeida Braga.

À noite, realiza-se uma sessão no Teatro D. Amélia. O Times de Londres observa, na altura,  que "numa cidade, em que os republicanos predominam, as manifestações monárquicas, públicas e agressivas, tendem a tornar-se provocadoras". Com efeito, vários estudantes republicanos lançam um manifesto denunciando o processo e entre os subscritores estão futuros monárquicos como António Sardinha, Amadeu de Vasconcelos, Henrique Trindade Coelho e Martinho Nobre de Melo.

Alguns clichés dos estudantes, onde, mais do que aqui dissecarmos as questões d enatureza política, podemos observar o traje académico, nomeadamente no facto de, contrariamente aos dias de hoje, o laço ser bastante mais comum do que hoje (quase só para ocasiões de gala).

Reportagem "A manifestação monárquica da Universidade de Coimbra". Jornal O Século, Joshua Benoliel.

 Os estudantes de Coimbra saindo da estação do Rossio.
Cota: PT-TT-EPJS-SF-008-08338


Cota: PT-TT-EPJS-SF-008-08221_m0001


 A caminho do Paço no jardim de Santos.
Cota: PT-TT-EPJS-SF-008-08335

1 comentário:

Anónimo disse...

Não deixa de ser também deveras interessante que Branquinho da Fonseca – na sua obra-prima – “o Barão” nos apresente também uma tuna, não académica, mas curioso na mesma.

um abraço,
gPaulo