sábado, outubro 06, 2012

Serenata dos 100 Anos do OUP - Recepção ao Caloiro 2012/2013





O OUP convida todos os academistas, ex-academistas e população em geral a unirem-se às comemorações do seu centenário.

A iniciativa decorrerá na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), na noite de 10 para 11 de Outubro de 2012, tendo início, como manda a tradição, à meia-noite.

O OUP dá, assim, as boas-vindas aos novos alunos do ensino superior do Porto, presenteando-os com uma das mais genuínas expressões da cultura académica portuguesa e uma das mais nobres e saudáveis tradições académicas.

Em 1985, constituía-se, ainda que timidamente, o primeiro grupo de fado académico do Porto depois do luto académico de 1971.

Graças a esta iniciativa - que não tardou a replicar-se em diferentes faculdades da UP e noutras universidades do Porto- voltou a ouvir-se fado interpretado apenas por estudantes nas Monumentais Serenatas da Invicta.

Além dos grupos "da casa", o Grupo de Fado Académico da UP (OUP) e da Associação de Antigos Orfeonistas, participam de forma amiga e solidária o Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia da UP e o Grupo de Fados e Guitarradas da Universidade Católica Portuguesa - Porto, abrilhantando a iniciativa com a qualidade artística e humana de sempre.

Aos que vive(ra)m a vida académica com intensidade e tradição, aos que têm a coragem de dizer "Não!" à prepotência, aqui fica o convite: a Praça dos Leões não é o feudo privado de alguns que por lá se passeiam, é de toda a Academia Portuense.

1 comentário:

Eduardo disse...

Afinal o Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia (GFEUP)não vai participar na serenata.

De todos os dias do ano, "alguém" se lembrou de que hoje à meia-noite lhe apetecia ouvir o GFEUP.

Coincidências das coincidências :)

Desejo a título pessoal os melhores sucessos para o "in"vento em que vão participar.