É de lamentar que, em pleno 2025, ainda haja quem mande aos caloiros tirarem as etiquetas do traje!
Seria de chorar, não fosse anedótico e ridículo.
Desta feita, é na Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa, instituição já nossa conhecida (ver AQUI), onde se acha que é da Praxe tirar etiquetas do traje (mais um contributo ao lado do dito "Grémio Académico")!
Mais uma invenção sem nexo e que apenas levanta a questão de como ser possível que numa elite, como a que é suposto frequentar tão prestigiada instituição de ensino, seja tão medíocre o conhecimento sobre aquilo que vivenciam das Tradições Académicas e sejam incapazes de mostrar algum do rigor e excelência exigidos no seu percurso escolar.
Não é etiqueta deturpar a etiqueta associada ao traje! É que Praxe é precisamente (e a sua definição é esta) o conjunto de regras e procedimentos a ter quando se usa o traje e como se usa o mesmo (regras de etiqueta - protocolo académico). E isso não é passível de cada um fazer como quer ou cada organismo de Praxe determinar tretas, do alto da sua incompetência. Ou bem que se conhece e respeita a Tradição ou bem que se perverte a mesma. E só se respeita, conhecendo e querendo conhecer (o que não parece, de todo, ser o caso).
Já AQUI explicámos por que razão tirar etiquetas não é Praxe, mas estupidez que atenta à mesma!
Só é burro quem não quer saber ou aprender!
Sem comentários:
Enviar um comentário