quarta-feira, julho 03, 2013

Notas de bronze a Medalhas Académicas

Uma colecção que o N&M finalmente tem em sua posse e que retrata aspectos da vida académica, sob o título "Tradições Académicas de Coimbra".
Um conjunto de 5 medalhas de bronze, do famoso escultor Cabral Antunes[1].

As 5 Medalhas ilustram os seguintes momentos/actos académicos:

- Trupe;
- Serenata (feita à tricana);
- Queima das Fitas;
- Formatura - e aqui é interessante ver que se trata de um estudante que acabou de passar pelo rasganço – daí que a medalha até se poderia chamar “Rasganço”;
- Doutoramento.

No verso de cada medalha, junto com a iconografia, temos frases bem conhecidas do imaginário estudantil, excepto a medalha respeitante ao doutoramento, onde apenas existe a menção à imagem existente, a saber “Sala dos Capelos.













 Em próximo artigo, traremos outras medalhas evocativas das tradições académicas que o N&M conseguiu adquirir para o seu espólio.



[1] Cabral Antunes (1916-1986) escultor coimbrão, com particular destaque na medalhística, com inúmeras medalhas produzidas para o país e para o estrangeiro, e também autor de várias estátuas e bustos, alguns presentes na cidade de Coimbra, tais como o Monumento aos Heróis do Ultramar, a Estátua de João Paulo II, o Busto de António José de Almeida e Busto de Camilo Pessanha.

Sem comentários: