quarta-feira, maio 14, 2008

Notas sobre o VIII Centenário da Universidade de Salamanca

A perfazer oito séculos de existência, a Universidade de Salamanca, numa visão verdadeiramente universal ("Universitas"), abriu, e pediu, em colasboração com o M.I.E., a participação de todos os interessados, "urbi et orbi", para contribuírem com ideias e/ou materiais, no intuito de se cumprir o desejo de criar, em termos físicos, o Museu Internacional do Estudante, com especial incidência, neste apartado, sobre a história (e as muitas "estórias") desta distinta e secular instituição de ensino.

Nesse intuito, foi criado um site que dará cobertura ao evento e será a porta de entrada para todos quantos queiram, e possam, dar o seu contributo: http://centenario.usal.es/ , através de sugestões e mensagens diversas.

É possível votar em opiniões e sugestões já dadas, bem como sugerir outras: http://centenario.usal.es/index.php?option=com_content&task=view&id=59&Itemid=26 .

Uma iniciativa muito válida, numa altura onde a preservação e promoção da memória colectiva, dos valores da tradição académica, sua praxis e cultura, têm sido pouco estimados, respeitados e vividos, de facto.

Espero que tal possa sensibilizar a nossa massa estudantil e tunante para o dever de defender o seu património histórico, cultura e praxis académica/tunante, ao invés da contínua delapidação, abandono e desrespeito a que tem sido sujeitas por uma certa facção neo-inventora.

Parabéns ao amigo Tachi e a toda a equipa que leva por diante este projecto de cariz verdadeiramente universal.

Parabéns, obviamente, à Universidade de Salamanca por tudo quanto significa para a tradição universitária de ambos os lados da fronteira.

Sem comentários: