segunda-feira, outubro 31, 2011

Notas de Denúncia (Parte III)

Em coerência com a linha editorial do blogue, e no seguimento do anterior artigo que evidenciava 3 tunas que trocaram a sua idoneidade tunante por um prato de lentilhas (ver AQUI), ficou em suspenso a dúvida ou suspeita que recaía sobre a Tuna do ISEP (masculina), segundo o artigo "Notas de Denúncia (Parte I)", que pode reler AQUI.
O N&M esperou, pacientemente, que o cartaz (ver AQUI) do festival de Tunas do ISEP saísse, de modo a pronunciar-se com alguma propriedade, bem como por informações fidedignas das suas fontes.

Bastante tinta correu no fórum do PortugalTunas sobre este assunto (ver AQUI), nomeadamente com a vinda a terreiro de um dos elementos da TAISEP a fazer o ridículo papel de ofendido na sua condição de membro e negando a pés juntos as suspeitas levantadas, menorizando os indícios, menosprezando as fontes e, até, atacando o próprio PortugalTunas ao dizer que tudo quanto lá se dizia não valia nada.
Não bastante, ainda afirmava que, para além da suspeita ser infundada, tudo não passava de um gratuito ataque à sua Tuna,  que tudo não passava de intriga malidicente............no fundo, que era tudo uma cambada de mentirosos.
"Pela boca morre o peixe", diz o povo - e com razão.
Certamente que, agora, deve estar engasgado com o tamanho do sapo que engoliu e a triste figura a que se prestou.

Confirma-se, desde logo, que os afilhados da TAISEP, a Tuna Académica da Universidade Portucalense, não participarão, desta feita (como vinha sendo usual) neste XVIII FITISEP.
Confirma-se, no entanto, que estavam convidados para tal, sendo que, subitamente, o que estava agendado deixou de o ser, como abaixo se pode verificar:

PrintScreen de 03-10-2011.


PrintScreen de 14-10-2011.


Estranho? Só para os mais desatentos.
No espaço de 1 semana, o que estava confirmado e assente deixou de o estar.


O N&M foi averiguar e soube que a Tuna do ISEP "desconvidou" os seus afilhados, em razão dos ditames do MCV do Porto, via Dux do seu Instituto.
Ao que se sabe, o desconvite até era, ou foi também, para ser via telefone, mas presencialmente foi notificada a Tuna da Portucalense que o convite deixava de ter efeito, sendo-lhe, pasme-se, dado o "consolo" da promessa da oferta de entradas/bilhetes e bebidas - algo que a Tuna da Portucalense declinou, e muito bem.
O N&M também confrontou um dos elementos da TAISEP - o mesmo que tanta prosápia derramou no PortugalTunas, o qual se escudou no facto de ser uma decisão da Tuna e que não estava autorizado a tecer comentários publicamente.
Muito estranho que, num primeiro momento, tivesse toda a liberdade para bradar "Aqui Del-Rei!", em defesa da sua Dama, supostamente ultrajada, mas, agora, para reconhecer e dar o dito pelo não dito já não o possa fazer.
Pena essa falta de verticalidade.


Perante isto, perante factos, é lógico que se repudie tal atitude vinda de uma tuna que, até à data, tinha um percurso exemplar quanto à sua postura tunante.
Hoje, vendeu a sua idoneidade por um prato de lentilhas (FITA a quanto obrigas), traindo os valores tunantes mais sagrados e rebaixando-se à mera condição de "Trupe musical".

É por isso que tanto sentido fez, e faz, que alguns tenham urdido o denominado Manifesto Tunante, precisamente contra todos aqueles que vendem a própria condição tunante para submissões praxísticas sem qualquer fundamento histórico ou cabimento lógico.
Se a subserviência advém de um qualquer docmento lavrado pelas partes, gostava que no lo escarrapachassem na cara. Se advém de pura ignorância e iliteracia, pois estava na hora de reverem historicamente as singularidades que diferenciam e mantêm ambas as realidades em espaços autónomos. Se, porventura, há má fé, contra isso nada se pode fazer senão lamentar.

Vergonhoso, vexatório e lastimável que uma Tuna renegue o apadrinhamento que fez, que assim trate uma outra Tuna; mais grave: uma Tuna afilhada. Execrável tal punhalada nas costas, algo que não se esperava de Tunos, de facto, de uma Tuna com a dimensão e historicidade de uma TAISEP. Mas mesmo no melhor dos panos cai a nódoa - uma nódoa que acompanhará por muito tempo quer a Tuna quer todos aqueles que, nela, desenharam tal ataque à instituição tunante, mostraram tão pouca postura e solidariedade, tão poucos valores tuneris  na hora de saberem ser, e estar, Tuna.

Lamenta-se, também, que ao FITISEP se associem algumas tunas do Porto, que perante este cenário, deveriam demonstrar clara desaprovação pela atitude tomada por um do seus pares. Já nem digo as de fora (embora também se estiverem a par da situação), mas obviamente que não se livram de qualquer juízo, como aliás já se vão ouvindo/lendo, considerando-as cúmplices (mesmo que indirectamente ou por mera omissão) ao subscrevem com o seu silêncio e passividade, tal tomada de decisão e atitude da Tuna do ISEP.

É com enorme mágoa que estas linhas são tecidas, dados os laços de amizade com alguns dos seus elementos, dada a admiração dispensada à TAISEP ao longo dos anos.
Mas antes ser coerente do que eufemisar a situação só porque existem laços, de certa forma afectivos.
Por uma questão de coerência, mesmo percorrendo os caminhos do "politicamente incorrecto", e sujeito às esperadas reacções, o N&M não se vende a favor do nacional-porreirismo.
Não deixarei de gostar da TAISEP e dos amigos que lá tenho, mas certamente que, como instituição, perdeu a credibilidade que lhe atribuia, porque não soube ser Tuna, porque preferiu despir essa condição para vestir as cores do MCV, para trajar-se "Trupe Musical".

Em coerência, a TAISEP deveria incluir o seu Dux na sua hierarquia, pois se tal poder detém, certamente que também lhe assistirá o direito (se o quiser acionar) de determinar o repertório, as actuações e, quiçá, até, as relações pessoais dos seus tunos enquanto tal. Pelas bandas do ISEP, o Dux tem, pois, o poder de fazer da Tuna o que bem lhe aprouver, pois esta obedece religiosamente à Praxe e por ela é tutelada................como está bom de ver.

É triste o quão baixo algumas tunas descem.
O comunicado oficial da Tuna Académica da Universidade Portucalense (ver AQUI ou no PortugalTunas) vem rematar toda esta novela e, com elevação, dar a devida, e merecida, chapada de luva branca ao MCV,  Dux Facultis do ISEP, às Tunas do ISEP e demais tunas que estragaram a foto de tão mal que nela ficaram.




6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente. Os meus parabéns. Nomes nos bois e sem meias palavras.

A faltar agora, só mesmo saber a posição da Tuna da Portucalense perante tamanho desrespeito por parte de quem os apadrinhou.

O silêncio, às vezes, é de ouro, mas estes tabus "à Cavaco" são estranhos.

Luís Pinto disse...

É assim mesmo: o único que teve tomates para apontar o dedo sem medo de nomear quem fez aseneira da grossa.
Isso sim é ser sério e dar o nome aos bois, mesmo que sejam amigos. Isso sim é de homem.
O isep e essas outras tunas cuspiram sobre a palavra tuna e atrás delas vão outras tantas como as que vão participar no F.I.T.I.S.E.P. que concerteza sabem do que se passa e mesmo assim vão lá a fazer de conta que não sabem nada.
Nestas ocasiões é que se vé quem é quem.

Ainda bem que não sou da tuna do isep ou das outras que trairam as tunas da academia portucalense, que eu borrava a cara com merda. Tunas isso, são é uma vergonha!

joanafarmup disse...

O academismo do ISEP é uma vergonha. Já foi assim no combóio do caloiro onde só fizeram merda o o Dux não fez nada (como é costume), e mostram isso outras vez nas suas tunas.
Eu não fico nada surpreendida.
Não percebo é as outras tunas que não dizem nada.

Joana

Anónimo disse...

Então e do Real Túnel não se diz nada? E da Estudantina de Castelo Branco? E da Lusíada ou Medicina do Porto?
É que esses vão comer à toca do bicho e dar palmadinhas nas costas como se nada fosse.
Hipócritas é o que são essas tunas. Comem todas do mesmo tacho, enquanto houver prémios para encher a barriguinha, mesmo que isso implique espezinhar a decência e os valores académicos.

Paulo Marques

Anónimo disse...

Caríssimos...
Sou Rui Mendes, Chanceler do Real Tunel - Tuna Académica de Viseu.
Aproveito este espaço, do mui nobre Tuno Aposentado J. Pierre, para tecer uma pequena consideração:
1. O real Tunel (sem acento no ú)pertence á Academia de Viseu e não a outra qualquer.
2. Demarcamo-nos de todas as guerras que existam entre Tunas e Comissões de Praxes e outros que são da única responsabilidade, neste caso, da Academia do Porto.
3. Fomos convidados à muito tempo para este Festival e, como tal, não temos motivos para o declinar uma vez que assumimos um compromisso com uma Tuna que nunca nos causou qualquer tipo de atrito e que respeitamos, como a qualquer outra Tuna seja do Porto ou de outro lado do País.
4. Respondendo ao Sr. Paulo Marques (que não faço a mínima ideia quem seja), lamento que tenha usado o termo de "Hipócritas" o que significa que partiu para a agressão verbal, logo deve ser um pseudo ignorante que se limita a escrever o que ouve dizer de outros. Caro amigo (ou não!) não me venha falar de decência ou de valores Académicos, pois com esta sua participação apenas demonstra que não sabe do que está a falar. Quando quiser, passe em Viseu que uma Tuna prestes a fazer 20 anos de existência lhe poderá dar umas noções.
O Real Tunel tem ficado à margem deste problema mas, lamentando a existência de comentários que não dignificam o seu nome, nem correspondem à verdade, sentiu-se na obrigação de deixar este comentário.

Saudações Académicas. Um abraço ao J. Pierre

Rui Mendes

Anónimo disse...

Sr. Paulo Marques é Real Tunel e não Real Túnel! Já agora quem é o senhor para fazer essas afirmações sobre as tunas por si referidas? Pertence a alguma delas? Ou já comeu do tacho durante muito tempo e agora acha-se com alguma razão?

João Silva